segunda-feira, 2 de abril de 2012

APOIO A PACIENTES COM CÂNCER.

como ajudar sem atrapalhar
O diagnóstico do câncer trás consigo uma série de sentimentos confusos e de difícil compreensão não apenas para o paciente, mas como também para todos os membros da família e amigos.
Por meio do Fale Conosco do portal, frequentemente familiares e amigos de pacientes com câncer relatam as suas dificuldades em lidar com o fato de ter uma pessoa querida acometida pela doença.
“Como e o que falar?” “Do que devemos conversar?” “Como posso ajudá-lo?”
Sabemos que, infelizmente não há uma maneira certa ou errada para se portar diante dessa situação. Aos poucos, você e seu familiar (ou amigo) encontrarão a melhor forma de conversar abertamente sobre a doença.
Lembre-se: A conversa sincera é sempre um passo muito importante para que você consiga ajudar nesse momento. Por meio do diálogo aberto, seu familiar (ou amigo) lhe dará dicas de como falar sobre o câncer.
Algumas orientações para você ajudar sem atrapalhar
Leia um pouco sobre o câncer...
Entender um pouco sobre a doença poderá lhe ajudar neste momento.
Sempre que possível leia e aprenda algo sobre a doença e também como é tratada. Assim, você poderá compreender melhor essa fase pelo qual ele (a) está passando.
Cuide e Controle a sua ansiedade
É compreensível que você esteja preocupado e ansioso (a) por notícias a respeito das decisões tomadas, de como andam os tratamentos e tudo mais que se refira ao paciente. No entanto, tente se colocar no lugar do paciente e imagine o “bombardeio” de perguntas e questionamentos que ele deve estar enfrentando. Esteja próximo e se o seu familiar quiser, vá junto as consultas e tratamentos.
Ofereça ajuda
Durante o tratamento de um câncer são necessárias algumas mudanças e adaptações entre todos os envolvidos da família. Pergunte de que forma você pode ajudar nesse momento, lembrando que pequenas atitudes podem ser de grande valia. Fazer um supermercado, levar as crianças para a escola, buscar o resultado de um exame ou preparar uma refeição são gestos sempre bem-vindos. 

Ouça
Se, no momento, não houver nada que você possa fazer e, mesmo assim, você deseja ser útil de alguma forma, apenas o escute. Muitas vezes, ouvir o que ele tem a dizer ou respeitar o seu silêncio são exemplos de grande ajuda.
Faça visitas
Se você deseja fazer uma visita, lembre-se: Ligue antes perguntando qual o melhor dia e horário para você fazer a visita.
É importante você saber que os dias seguintes de uma cirurgia são bastante difíceis por conta dos pontos e da reabilitação do paciente, assim como, os dias logo após a quimioterapia.
Alguns pacientes costumam apresentar episódios de náuseas e vômitos e ou sentirem-se muito cansados e sem ânimo para nada, inclusive, para receber uma visita. Por isso, a ligação é tão importante. Também não estranhe se ele não puder/quiser falar ao telefone, ele pode não estar bem.
Com o passar dos dias, os efeitos colaterais passam e os pacientes ficam bem mais animados e retomam as rotinas de suas vidas.
Bate-papo
Alguns pacientes relatam que não aguentam mais falar sobre o câncer, seus tratamentos e demais detalhes do mundo do câncer. Uma boa opção é você falar sobre a sua vida, dúvidas, e até de preocupações do seu dia-a-dia... Ele poderá se sentir útil lhe dando também algum conselho ou ajuda. Caso ele queira falar sobre a doença e você estiver bem com isso, respeite e ouça. Desviar do assunto ou ouvi-lo sem estar à vontade, será pior. A sinceridade e honestidade são pontos fundamentais em qualquer relação.
Chorar
Sim, isso pode acontecer. É importante você saber que altos e baixos emocionais são comuns e que você pode o encontrar mais depressivo e com vontade de chorar.
Se isso acontecer e você não souber o que fazer, ouça, mostre-se presente e deixe-o desabafar. Se isto lhe emocionar e lhe der vontade de chorar, chore. Não tenha medo de expressar seus sentimentos. E se não souber o que falar, fique em silêncio e lhe dê um grande abraço.

Cuidado com o que você vai falar
Algumas pessoas, justamente pela dificuldade em lidar com o câncer acabam ficando sem saber o que falar diante de alguém com câncer e por conta disso, falam frases do tipo:
Nossa, você esta muito bem!
Você esta melhor do que eu imaginava...
Você nem parece que tem câncer...
O seu cabelo já esta crescendo?
Mas, você está de peruca? Nem parece.

A importância de uma conversa sincera

Sim, por mais difícil que possa parecer, após o diagnóstico de um câncer, uma conversa sincera e aberta entre os membros da família é muito importante. O câncer é ainda encarado socialmente com um tabu, mas você não precisa agir desta forma também dentro da sua casa.
Todos devem estar cientes de como será o tratamento, quais os possíveis efeitos colaterais e demais pontos importantes relacionados ao tratamento do membro da família que esta passando por isso. Algumas famílias marcam uma consulta especial com o médico para esclarecer todos os pontos.
Mudanças na rotina familiar e nas funções exercidas por cada membro da família podem ser necessárias e isso precisa ficar claro a todos os envolvidos. Conversem e definam como as tarefas e funções serão re-definidas.
Você também precisa de cuidados
Sabemos o quão importante é para o paciente o cuidado dispensado por alguém da família. O carinho, o afeto e o amor surtem efeitos inesperados. Mas sabemos que você também está passando por momentos difíceis, por um desgaste físico e emocional grande e que, muitas vezes, nem tem tempo para se cuidar.
Ao tornar-se um cuidador, muitas vezes, deixamos de lado a nossa própria saúde, vida social, bem-estar físico e emocional. Isso geralmente ocorre por vários motivos como: falta de tempo para si mesmo, cansaço, falta de ânimo entre outros.
Qualquer que seja o motivo, ignorar as suas próprias necessidades pode levá-lo a desenvolver problemas de saúde físicos e emocionais. Por isso, não descuide de você. Saiba que tirar esse tempo para você é importante exatamente para te dar mais ânimo, garra e paciência para continuar cuidando da pessoa que você ama.
Sim, sabemos que isso não é fácil, mas você precisa tentar.

Compreendendo a minha função


Diante do diagnóstico do câncer, algumas mudanças e adaptações deverão ser feitas por todos os membros da família. É muito importante que você compreenda a sua função neste momento.
Existem dois tipos de Cuidador: O formal e o informal
Cuidador Formal é aquele que possui habilidades técnicas especificas na área da saúde ou nos serviços sociais. Geralmente recebem pagamento pelos seus serviços. Alguns exemplos: enfermeiro, auxiliar de enfermagem, psicólogo, etc.
Cuidador Informal é aquele que provê cuidados e assistência para o paciente em seu cotidiano. Na maioria das vezes essa função é desempenhada em um contexto familiar ou de amizade próxima, sem remuneração.
Quando devo procurar ajuda de um cuidador formal?
Quando você, cuidador informal, sentir-se cansado e sem condições físicas e emocionais para oferecer esse auxilio. Portanto, preste atenção às suas próprias necessidades. Estabeleça limites para o que você pode fazer e, principalmente, peça ajuda antes que se sinta esgotado. Lembre-se que o cuidador formal poderá lhe ajudar muito nesse momento.
Aprender a dividir as tarefas é fundamental neste momento. Delegue tarefas e pergunte quem pode fazer o quê. Situações simples como fazer o supermercado, pagar uma conta no banco ou pegar um filho na escola podem ajudar muito. É fundamental que você saiba que não precisa dar conta de tudo sozinho (a)!

Familiar: orientações para o seu dia-a-dia

Mantenha-se informado sempre
A informação é uma ferramenta importante neste momento. Sempre que possível leia e aprenda algo sobre a doença e também como é tratada. Inteire-se das novidades relacionadas ao câncer, novos tratamentos e terapias de suporte. Dê preferência para as que focam na qualidade de vida do paciente com câncer.
Cuide de sua saúde
É muito comum os cuidadores descuidarem da sua própria saúde enquanto providenciam o melhor cuidado possível para a pessoa amada. Maus hábitos alimentares, insônia, estresse e depressão são problemas frequentemente encontrados entre os cuidadores.
Neste momento, é importante que você tenha consciência de que negligenciar a sua saúde não é nada bom. Por isso, algumas mudanças podem ser fundamentais para lhe ajudar a manter o equilíbrio físico e emocional, como por exemplo:
- Mantenha bons hábitos alimentares - pelo menos 3 refeições balanceadas por dia.
- Durma de 6 a 8 horas contínuas por noite.
- Pratique exercícios físicos - pelo menos 3 vezes por semana.
- Descanse quando for possível.
Cuide dos seus sentimentos
Ver alguém que você ama doente é muito difícil. Saiba que você pode enfrentar momentos de altos e baixos, de desânimo, incerteza e dúvidas. Por conta disso, sugerimos que você também tenha um espaço para falar sobre o que está sentindo.
Que tal procurar um amigo ou uma pessoa de confiança que seja capaz de ouvi-lo? Se isso não for suficiente, procure a ajuda de um profissional, o psicólogo. Ele lhe proporcionará um espaço neutro de escuta e acolhimento.
Previna o estresse físico e/ou emocional
-Observe sinais de ansiedade, depressão, raiva ou estresse;
-Faça exercícios físicos e alimente-se bem;
-Na dúvida, procure ajuda de um profissional;
-Converse com amigos bem próximos e/ou familiares sobre seus sentimentos.
Tire um tempo só para você
Mesmo que seja somente algumas horas. Marque um café com um amigo, vá cortar o cabelo, fazer as unhas, uma massagem ou vá ao cinema. Saiba que tirar esse tempo para você é importante, pois lhe dará mais ânimo e capacidade de continuar cuidando da pessoa que você ama.
Lembre-se de que todo cuidado que você dispensar a você será também um cuidado que você está tendo com todos a quem você ama.

Compreendendo o seu parceiro


Sabemos que em momentos difíceis tudo pode parecer pior do que é. Passado o impacto do diagnóstico de câncer, que não atinge só o doente, mas também os familiares e amigos, começa a batalha a caminho da cura.
Durante todo o tratamento é comum acontecerem altos e baixos, alguns momentos de desânimo e de desespero. Saiba que estamos aqui para ajudá-lo a enfrentar esse período de crise. Confira as nossas orientações:
- Leia e aprenda tudo o que você puder sobre a doença em questão e também como é tratada.
- Não falte com a verdade dizendo que não há nada com que se preocupar.
- Ouça o que seu marido ou esposa tem a dizer sobre seus sentimentos e medos. Admita também seus próprios sentimentos e medos.
- Caso o seu parceiro estiver demonstrando muita raiva ou muita frustração, saiba que isso não é com você. Isso é muito comum em algumas fases da doença. Nessa hora, fique por perto, mesmo que seja em silêncio e lhe dê apoio. Dessa forma, você estará permitindo que ele expresse seus sentimentos e reclamações. Ele vai se sentir melhor. 

- Fique de olho aos sinais e sintomas da depressão. Se você acha que seu parceiro está depressivo, ajude-o a encontrar um adequado suporte emocional, que pode ser um psiquiatra (caso se trate de uma depressão que precisa ser medicada) ou um psicólogo. Converse com o médico que está acompanhando o caso.
- Entenda que seu parceiro pode precisar de ajuda para fazer algumas coisas que ele mesmo costumava fazer. Inclusive, pode ser que você precise assumir algumas de suas responsabilidades.
- Lembre-se que a alteração de paladar é um efeito colateral bastante comum durante o tratamento quimioterápico. Uma boa dica é você preparar comidas diferentes e servi-las em pequenas refeições durante todo o dia. Esteja pronto para fazer algumas modificações e ajustes no cardápio.

Meu filho tem câncer: orientações e cuidados


por Fernanda Rizzo di Lione
Se o seu filho acabou de receber o diagnóstico de câncer, calma, não se desespere! Por pior que possa parecer, a situação não está perdida.
As chances de cura ou de boa qualidade de vida são altíssimas para as crianças com câncer. Assim como vocês, muitos pais quando passam por essa situação, de terem um filho com o diagnóstico de câncer, preferiam que o câncer fosse para si e não para a criança. Imagino que vocês estão se perguntando onde falharam, como isso poderia ter sido evitado e etc. Infelizmente, essa situação não pode ser alterada. É muito importante que vocês saibam que não falharam em nada com relação ao desenvolvimento do câncer do seu filho. Com certeza, não foi o cuidado de vocês (a mais ou de menos), nem tão pouco as brigas e os castigos em casa que fizeram com que seu filho ficasse doente.
Entendendo e Compreendendo as diferenças
O câncer em um filho, ou em qualquer pessoa da família, afeta, em maior ou menor grau todos os membros da família. Cada um vai entender e vivenciar o câncer do parente próximo dependendo do tipo de vínculo que tem com o paciente. Provavelmente, os pais irão lidar de uma forma com o câncer do filho, enquanto que tios mais distantes podem ficar abalados de outra maneira. Ao mesmo tempo, cada pessoa vai entender a gravidade da situação e lidar com ela dependendo da sua idade e grau de compreensão sobre a própria vida. Os avôs, por exemplo, vão entender e se preocupar com o câncer de um neto de um modo bastante diferente dos irmãos do paciente. Não há um jeito certo ou errado de encarar e enfrentar a nova realidade, o importante é estarmos atentos às diferentes formas de lidar com a situação, sempre buscando o modo mais apropriado de fazê-lo.
As diferentes idades
As crianças merecem saber o que está acontecendo com elas. Até mais ou menos 7 anos a criança não entende a morte como irreversível e nem a gravidade do câncer como uma doença potencialmente fatal. Expliquem que ela está com um bichinho malvado, que precisa ir embora. Digam que o bichinho é forte e para combatê-lo ela vai ter que tomar remédios mais fortes que ele, por exemplo. Fale que esse remédio pode deixá-la um pouco “molinha”, que o cabelo pode cair. Não privem as crianças das alterações concretas que seu corpo poderá sofrer com o tratamento.
As crianças vivem mais intensamente o presente e menos o futuro. Suas preocupações são com as coisas concretas, com aquelas que elas podem ver e sentir, como a picada de agulha, a queda do cabelo, se sentirem enjoadas, irritadas e etc.
Desmitificando o câncer
Outra dica diz respeito aos comentários sobre a doença e o tratamento que possam surgir. Não vamos fazer da doença um tabu ou algo que não possa ser falado. Tanto para o filho doente, como para os demais é importante que eles sintam um canal aberto de comunicação; que eles fiquem à vontade para perguntar o que quiserem, para chorarem de medo ou de tristeza, e até mesmo para rirem de situações engraçadas que podem acontecer, porque não?
Lembre-se: dividir esses sentimentos e percepções é muito saudável!
Todos precisam de cuidado
Abalados e preocupados com o filho doente, muitos pais acabam passando, neste primeiro momento, mais tempo com este filho, no hospital, fazendo exames, iniciando o tratamento, do que com os outros filhos. É verdade que a preocupação é grande e que muitas medidas têm que serem tomadas rapidamente, mas não vamos esquecer os outros filhos.
Pais: os irmãos precisam saber o que está acontecendo, qual o motivo de tanta preocupação e mudança na rotina. A criança vai ser capaz de entender e compreender a nova realidade dependendo da idade e do grau de maturidade que ela tiver. Dê explicações simples e compatíveis com a sua capacidade de compreensão. E mais, sempre que possível, sentem e conversem carinhosamente com os filhos saudáveis.
Dividindo as tarefas
Será preciso que vocês se organizem para que outros adultos, uma tia, os avôs ou os padrinhos cuidem mais de perto da rotina dos irmãos, garantindo que eles continuem frequentando a escola, o futebol, etc. Também é muito importante que os irmãos tenham a chance de visitar, ou pelo menos de falar por telefone com o irmão que ficou doente. Gostaria de pedir que não isolem nem o filho doente e nem os irmãos desses encontros.
Algumas precauções
- Enquanto seu filho estiver fazendo quimioterapia e os leucócitos estiverem baixos, evite levá-lo a lugares com muita gente ou pouco ventilados. Prefira levá-lo à casa de um amigo, ou convide alguns amigos para virem até sua casa.
- Não é interessante que seu filho tenha contato com pessoas gripadas e/ou com tosse. Quando a saudade apertar de alguma pessoa que está com gripe use o telefone ou a Internet, por exemplo.
- É comum as plaquetas oscilarem e até ficarem bem baixas em algumas fases do tratamento; nestas fases a criança, se possível, não deve cair ou se machucar. Ofereça brincadeiras mais calmas como jogos de mesa, quebra-cabeças, livros, desenhos, assistir um DVD, brincar no computador...
Essas são algumas dicas para tornar o seu dia-a-dia um pouco mais leve enquanto seu filho estiver em tratamento. Cada criança reage de um modo diferente, e na sua casa as reações podem ser diferentes das mostradas aqui. Não hesitem em tirar qualquer tipo de dúvida, mesmo àquelas que vocês acham bobas, com o médico, a enfermeira, a psicóloga ou algum outro profissional que vocês se sintam à vontade. E mais, não se esqueçam que a equipe do hospital existe para te ajudar!

Tenho um amigo com câncer, e agora?


Ao descobrir que seu amigo está com câncer é comum sentir-se perdido, sem saber o que dizer ou fazer. O impacto da notícia ainda assusta muito, mas, tente manter a calma. O seu amigo precisará de todo o seu apoio e amizade. Separamos algumas orientações para lhe ajudar, mas lembre-se que cada caso é um caso.
Leia um pouco sobre o câncer...
Entender um pouco sobre a doença de seu amigo poderá lhe ajudar neste momento. Sempre que possível leia e aprenda algo sobre a doença e também como é tratada. Assim, você poderá compreender melhor o seu amigo e essa fase pelo qual ele está passando.
Ofereça ajuda e aprenda a ouvir
Durante o tratamento de um câncer são necessárias algumas mudanças e adaptações entre todos os envolvidos. Pergunte ao seu amigo ou a alguém da família de que forma você pode ajudar.
Se, no momento, não houver nada que você possa fazer, mostre-se disponível, preocupado e realmente AMIGO.
Muitas vezes, ouvir o que ele tem a dizer ou respeitar o seu silêncio são exemplos de grande ajuda.
Devo ou não fazer uma visita?
A primeira coisa que quem quer fazer uma visita precisa saber é que não importa o momento, você deve sempre ligar antes de fazer a visita. Pergunte ao seu amigo ou a alguém da família qual o melhor dia e horário para você fazer a visita.
Além disso, não é possível definir qual o melhor momento para a visita. Em todo caso, é importante você saber que os dias seguintes de uma cirurgia são bastante difíceis por conta dos pontos e da reabilitação do paciente, assim como, os dias logo após a quimioterapia. Alguns pacientes costumam apresentar episódios de náuseas e vômitos e ou sentirem-se muito cansados e sem animo para nada, inclusive, para receber uma visita. Por isso, a ligação é tão importante. Também não estranhe se ele não puder/quiser falar ao telefone, ele pode não estar bem.
Com o passar dos dias, os efeitos colaterais passam e os pacientes ficam bem mais animados e retomam as rotinas de suas vidas. Sim, este pode ser um bom momento para uma visita ou para pegar o seu amigo e levá-lo para um passeio.
Sobre o que conversar?
Alguns pacientes relatam que não aguentam mais falar sobre o câncer, seus tratamentos e demais detalhes do mundo do câncer. Uma boa opção é você falar sobre a sua vida, dúvidas, e até de preocupações do seu dia-a-dia... Ele poderá se sentir útil lhe dando também algum conselho ou ajuda. Caso ele queira falar sobre a doença e você estiver bem com isso, respeite e ouça. Desviar do assunto ou ouvi-lo sem estar à vontade, será pior. A sinceridade e honestidade são pontos fundamentais em qualquer relação.
E se o meu amigo começar a chorar?
Sim, isso pode acontecer. Principalmente se vocês foram grandes amigos. É importante você saber que altos e baixos emocionais são comuns e que você pode encontrar o seu amigo mais depressivo e com vontade de chorar.
Se isso acontecer e você não souber o que fazer, ouça, mostre-se presente e deixe-o desabafar. Se isto lhe emocionar e lhe der vontade de chorar, chore. Não tenha medo de expressar seus sentimentos. E se não souber o que falar, fique em silêncio e lhe dê um grande abraço.

Cuidado com o que você vai falar
Algumas pessoas, justamente pela dificuldade em lidar com o câncer acabam ficando sem saber o que falar diante de alguém com câncer e por conta disso, falam frases do tipo:
Nossa, você esta muito bem!
Você esta melhor do que eu imaginava...
Você nem parece que tem câncer...
O seu cabelo já esta crescendo?
Mas, você está de peruca? Nem parece.

Os pacientes costumam se incomodar muito com estas frases.

Pensamentos, Citações, Reflexões, Frases
CÂNCER

O homem deve viver preparado para morrer a qualquer instante, e deve proceder como se não fosse morrer nunca.   - vice-presidente do Brasil, que já enfrentou mais de uma dezena de cirurgias em seu tratamento de câncer de abdômen.

Quando a cabeça está em jogo, não dá para ficar pensando em cabelos.
 - Novelista, sobre seu tratamento contra o câncer de tireoide 

Não tenho medo da morte porque cada coisa tem seu tempo. O que estou fazendo, me tratando, é cumprir a minha parte com responsabilidade. 

Escrevi em meu diário: vou matar meu pai. Não precisei fazê-lo, a vida se encarregou. Ele morreu de câncer. 

O prazer de acordar sem dor é uma dádiva.  

O câncer me mostrou o que é a família.  

"Sorria, mesmo que o teu sorriso seja triste,
Pois mais triste do que um sorriso triste,
É a tristeza por não poder sorrir".



domingo, 1 de abril de 2012

"Câncer de mama, não da para evitar, mas dá para curar"

Minha oração
 
Jesus. Tu sabes de tudo e eu, pouco ou nada sei. Por vezes tenho medo do que virá em minha vida. Mas Tu, Senhor, Vencestes tudo por mim. E este cabncer, Senhor, não vai me vencer. Este cancer já foi pregado em Tua Cruz. Não sei o porque deste caminho, Mestre, mas, VÓS. AJuda-me, Senhor, a passar por este tratamento com serenidade e coragem. Meu corpo sofre, Jesus. 
Os efeitos da quimio me machucam, Senhor, assim como os pregos Te machucaram. Derrama Teu Sangue sobre mim para que eu possa revelar a todos que Tu és Maravilhoso. Jesus, pela Tua dolorosa Paixão tende misericórdia de mim... e do meu corpo... e da minha saúde. Jesus, eu confio em Vós...

Reflexão: A história continua!
Heitor Silveira


Você vive tantos momentos, tantas situações e diversas aventuras; mas nenhuma delas é eterna, pois mesmo que dure a vida toda, ainda sim haverá a morte, que interrompe inevitavelmente todo e qualquer projeto dessa terra. Porém, a morte não é motivo de desanimo, muito menos de depressão; ela é na verdade o inicio de uma nova etapa da vida.
A morte é o ponto final de uma fase, porém, após ela, a história continua.

O Ser Maior chamado DEUS, afirma na Bíblia, que os seus filhos herdarão a vida eterna; ou seja; existe algo grandioso após a desconhecida morte, algo que é privilégio daqueles que acreditam e reconhecem a existência do Filho de DEUS, Jesus Cristo e o seu sacrifício na cruz.

Uma multidão de pessoas, prefere ser indiferente e não acreditar que a história continua; fazem isso por covardia ou por medo, de não serem dignas de viver o que DEUS preparou para seus filhos. 

Porém, quem é que consegue acreditar que a morte é o ponto final de tudo? Será então, que vale a pena viver anos e anos para um dia não mais existir? 

Existe sim, vida após a morte, é a vida eterna prometida por DEUS a todos aqueles que o honrarem e respeitarem.


Talvez você prefira acreditar no fim, mas eu como cristão, tenho a certeza de que o SENHOR tem preparados para nós uma grande surpresa, um grande presente.

Os fracos e covardes baseiam-se em teorias
, porém, os fortes e corajosos 

Para você vida

 " Difícil não é lutar pelo o que mais se quer
   mais sim desistir de quem mais se ama
   Eu precisei desistir mais não pense que
  desistir por não ter mais forças pra lutar
  mais sim por não ter mais condições de
  sofrer".

Existir
Áurea A. Moreira

Não, eu não sou influenciável, não sou legal e tão pouco quero te agradar. Tenho minhas convicções, minhas aspirações, nada que possa invadir o seu direito, só vou até aonde termina o meu. Procuro respeitar os seres, sejam eles humanos ou não, porque é essencial pra uma vida em sociedade, fora isso, pode abrir a porta e sair. Vai, volta pra selva.

Eu devo estar no meio, e nos lados estão céu e inferno. Talvez, por eu não acreditar no céu e no inferno, eu fique no meio até o fim da minha vida, da minha vida “não cool”, pois escolher um dos lados é quase como escrever uma carta suicida. Vão te bombardear com julgamentos imperdoáveis, pois cada um acha q o seu lado é o melhor, e o meio é simplesmente o meio...

A diferença do meio está na qualidade, quando vc compra um bom vinho é fácil de encontrar? Tem em qualquer lugar? É barato? E como vc se sente no dia seguinte, tem ressaca?

Continuarei assistindo tudo do meio, me sinto bem aqui. Simplesmente não preciso me preocupar com o que os outros pensarão, posso fazer o que realmente gosto, minhas próprias escolhas, afinal, o meio foi feito para não aparecer.

A vida como ela é...

Ao nascer começamos a envelhecer
já sentenciados a morrer
condenados a um corpo aprisionados
dele cuidar, dele dá vida e viver

Crescemos, adulto ficamos
Cada idade com sua face
Cada um com seus defeitos e talentos
Cada um com suas alegrias e tormentos

Cada um em berços distintos nascemos
Cada um caminhos escolhemos
Nos encontraremos ou nos perderemos
venceremos ou perderemos

O tempo vivos passando 
se ocupando de viver
ou se ocupando de morrer
passando pela vida, ou ela por passando

Uma sensação que tudo é imortal
que nada mudará, que nada atingirá
e o tempo passará, no mesmo passo
mas a vida não segue o mesmo compasso

A idade muda de face, 
A mente muda os passos
O corpo muda seu tempo
Seus limites, suas vontade e capacidades

Ele não se submete a reformas
muito menos a restaurações
Por mais que se maquie, reflete a idade
Pode aparentar, mas nunca rejuvenescerá

Não se sujeita, nem a trocas, nem empréstimos 
Suas alegrias serão suas, seus sofrimentos também
Sua ignorância assim como sua sabedoria
Seu analfabetismo ou sua intelectualidade

Somente se eternizará o que você deixar
o que construiu, o que plantou o que procriou
todo conhecimento que passou, fazendo sua parte
Senão, inexoravelmente, a morte tudo vai levar.

É preciso ter força para superar

Quando tudo desaba 
De repente tudo desaba... 
amor vai mal, o trabalho pior... 
A geladeira quebra na mesma semana em que aparece a goteira... 
O pagamento atrasa, o carro enguiça, o filho fica de recuperação... 
O corpo adoece, a tristeza vem... 
Aí a gente pensa: será que o mundo virou do avesso? 

Eu prefiro pensar que não. 
Porque as dores passam... As coisas se consertam... Os amores vão e vêm... as crises se resolvem... 
Perder a calma, arrancar os cabelos, chorar, maldizer a vida, não resolve nada... Mas tudo bem: no momento da raiva - mas só por um segundo - a gente pode extravasar, gritar, pra não ter um infarto.

Eu aprendi que o tempo é um mestre na arte de refazer as coisas. 
Ele nos dá ferramentas precisas pra remodelar, recolorir, reconstruir a vida. 
Só o tempo nos dá a chance de ver que tudo é questão de tempo, mesmo...

Por isso, está em nossas mãos montar tudo de volta. 
Com calma. 
Porque nada se desfaz à toa. Coisas novas precisam ser erguidas. 
Mãos à obra, então!

Use o tempo a seu favor. Vá devagar. Os caquinhos de um mundo desabado podem servir de base pra um mundo totalmente novo... e até mais forte. 
Olha bem lá na frente... Olha quanto tempo pra colocar as coisas em ordem.

Não tem jeito, o mundo desaba de vez em quando. Mas você não tem que desabar junto. 
Sendo assim, quando você olhar em volta e ver que tudo já está no chão, o segredo é se manter em pé!


"Deus não escolhe os capacitados capacita os escolhidos.
Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade
e perseverança."( ALBERT EINSTEIN)

"A dor é o preparo. A semente passa por todo um processo 
de crescimento, mas ela sabe que, se não deixar de ser o que é, 
não atingirá seu objetivo. Não desista. Sei que está apertado,
 que você está achando que está difícil, mas a dor faz parte
 do processo e não pode ser em vão. O que você faz com a sua dor? 
Faz um quadro, faz música? A genialidade está em 
transformar a lata velha em ouro, porque, ou a dor me
 destrói, ou eu a transformo em processo de ressurreição."
(Padre Fábio de Melo)



Vamos memorizar estas frases que são muito importantes.

1 - 'Deus não escolhe pessoas capacitadas, Ele capacita os escolhidos.'

2 - 'Um com Deus é maioria.' 

3 - 'Devemos orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouvir a Deus.' 

4 - 'Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus.' 

5 - 'O mais importante não é encontrar a pessoa certa, e sim ser a pessoa certa.' 

6 - 'Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém; 40 anos aprendendo que 
não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM.' 

7 - 'A fé ri das impossibilidades.' 

8 - 'Não confunda a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS. 

9 - 'Não diga a DEUS que você tem um grande problema. Mas diga ao 
problema que você tem um grande DEUS.'
10*- O Câncer não pode fazer mais do que o dano que por ele possa ser infligido.

11* - No sentido espiritual o câncer é limitado pois ele não pode estraçalhar ilusões, corroer a fé, destruir a paz, matar a amizada, suprimir a memória, silenciar a coragem, invadir a alma, furtar a vida eterna ou conquistar o paraíso.
12*-