quarta-feira, 13 de março de 2013

Escolha do Papa


PAPA FRANCISCO I (em latim: Franciscus), nascido Jorge Mario Bergoglio SJ (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936) é um religioso da Companhia de Jesus, (Jesuíta) atual Papa. Foi o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires de 28 de fevereiro de 1998 até a sua eleição. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás. Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino. Foi escolhido Papa hoje, dia 13 de março de 2013 e adotou o nome de Francisco I, sendo o primeiro Papa do continente americano.

Dom Moacyr Grechi diz que escolha do novo Papa foi 'estupenda'

'O fato dele ser latino-americano não causou surpresa', disse dom Moacyr.
Para o arcebispo emérito de Porto Velho, a escolha foi acertada.

 A escolha do Papa argentino Jorge Mario Bergoglio nesta quarta-feira (13) durante a 5ª votação no conclave, após da renúncia de Bento XVI, foi considerada "estupenda" pelo arcebispo emérito de Porto Velho, dom Moacyr Grechi. O novo Papa tem 75 anos e é o primeiro latino-americano a ser escolhido para o cargo.

"O fato dele ser latino-americano não causou supresa. Ele é visto com bons olhos, é humilde. Em Buenos Aires só anda de ônibus. Estupenda, não podiam fazer escolha mais bonita", disse o arcebispo emérito.
Dom Moacyr relata que esteve há poucos meses com o eleito e pode perceber o quanto é respeitado e sábio. "Tive a oportunidade na assembleia de Aparecida  (SP) de estar com ele e é muito brincalhão. Ótima escolha", diz o arcebispo emérito.
A escolha do nome Francisco I foi acertada pois, segundo dom Moacyr, significa símbolo do amor a Jesus "uma figura do milênio".
Dom Moacyr Grechi é vice-presidente da Comissão Episcopal da Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); foi arcebispo de Porto Velho durante 13 anos, deixando o cargo ao completar 75 anos. Durante 27 anos, foi arcebispo de Rio Branco (AC). É um dos criadores da Comissão Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista e Paz.
Anúncio
O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran.
A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.
O novo Papa, um jesuíta de 75 anos, assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.
A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.
Perfil
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.
Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.
Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote

Nenhum comentário:

Postar um comentário