sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Para o alto e avante! Eleve sua autoestima


Estava conversando com uma senhora e ela me disse: “Estou com a autoestima lá embaixo”. Aliás, sempre escuto as pessoas dizerem que estão com baixa autoestima ou mesmo condenarem os outros, acusa

ndo-os de serem negativos. O que será isso? O que é exatamente baixa autoestima e o que fazer para levantá-la?

Autoestima é a qualidade de quem está satisfeito consigo mesmo. Ela pode ser positiva, quando a pessoa se valoriza. Ou negativa, quando ela não enxerga nada de bom em si mesma. Os sinais da baixa autoestima são claros – insegurança em tudo o que faz; perfeccionismo exagerado é outra característica. A pessoa não se permite errar e, quando comete um deslize, fica profundamente decepcionada. Tem dúvidas sobre tudo e sobre todos. Nutre uma carência e uma necessidade de agradar todo mundo, seja com gestos ou palavras. É claro que, ao lado de tudo isso, há tristeza, insatisfação e até depressão.

Ora, ninguém foi feito para a tristeza e nem para passar a vida sem olhar para as próprias qualidades. É importante tomar uma atitude. Caso você tenha se encaixado nas características acima, dê uma guinada em sua vida.

Quero ajudar você a se livrar desse fantasma da baixa autoestima. Vou lhe dar sete passos, ou melhor, sete tarefas para você cumprir e descobrir a pessoa maravilhosa que você é.

1. Pare agora com os pensamentos negativos. É certo que durante o dia você tenha alguns motivos para focar triste, mas você deve se apegar àquilo que foi bom e bonito em seu dia.

2. Busque agradar a si mesma. Você gasta muito tempo sendo boazinha com os outros, isso é ótimo, mas não se esqueça de si mesma. Faça as coisas que gosta. Coma sua comida preferida e faça um passeio agradável, por exemplo.

3. Pare de imitar os outros. Nada de ficar imitando o estilo de artistas ou daquela amiga que admira. Valorize-se como você é. Não se projete nos outros.

4. Lembre-se: erro é diferente de fracasso. O fato de ter cometido um erro não significa que você fracassou. Pelo contrário, os erros nos preparam para a vitória. Errando é que encontramos o caminho certo. Não tenha medo de errar, pois se errou é porque tentou. E só vence quem tenta uma, duas, três ou até mil vezes.

5. Destaque seus sucessos. Pare de falar de seus erros e comece a contar seus acertos. Fale para as pessoas das coisas que deram certo pra você e evidencie seus êxitos.

6. Planeje seus objetivos e lute para realizá-los um a um. Não tenha medo do futuro e nem se cobre pelo tempo que está passando. Pense somente numa coisa: “Eu vou conseguir! Quando? Não importa, o que importa é que conseguirei!”.

7. Valorize-se. De todas as dicas, essa é a mais preciosa. Não espere que as pessoas a valorizem. Isso é algo que deve partir de você. Mostre ao mundo seus dons e suas qualidades. Agir assim não é falta de humildade; ao contrário, é justiça com você mesma. Não espere os outros elogiarem seu trabalho, antecipe-se e elogie antes.

Enfim, você sabe que tem qualidades e que elas estão sufocadas dentro de você. Está na hora de fazer alguma coisa. E a hora é essa. Depois de ler este texto, não fique aí parada, tá? Vamos lá! Há muito o que fazer em busca da felicidade!

(Padre Joares de Castro)



Cultive a serenidade, a colheita está a caminho


Nos dias atuais, conquistar a serenidade é algo urgente. Poder olhar as coisas como elas são, sem sofrer, é uma arte difícil mas necessária. Acredite, a fé em Deus, a certeza da eternidade 

e a reencarnação nos permitem aprender sempre, até conseguirmos alcançar a sabedoria. Ela abre as portas do entendimento, nos ajuda a entender os verdadeiros objetivos da vida e fortalece nosso espírito, nos auxiliando a enfrentar os desafios do amadurecimento.

Ao nascer na Terra, esquecemos os fatos de outras vidas, mas eles seguem arquivados em nosso inconsciente, se refletem em nossas atitudes. Sempre que alguma coisa acontece de forma semelhante ao que houve no passado, desencadeia sensações que parecem sem sentido mas são reais e precisam ser superadas. Quando isso ocorre, o melhor é não alimentar esses pensamentos nem querer saber o que houve em outras vidas. Reaja.

O passado passou. Você evoluiu e vive novas oportunidades. Nós estamos aqui para progredir, desenvolver nossos potenciais, ter sabedoria. Precisamos seguir adiante. Portanto, sempre que sentir emoções conflitantes, sensação de medo ou incapacidade, livre-se disso. Afirme com confiança: “O passado passou. Hoje é um novo dia, eu mudei, estou mais forte e posso viver melhor”.

A ansiedade é uma fuga, na qual você se projeta no futuro, vive sempre entre as lembranças negativas do passado e a fantasia de um dia conquistar uma vida melhor. Para fugir da verdade que julga dolorosa, fica parada no tempo, já que a única e grande verdade é que permanecendo no agora, no momento presente, é que poderá realizar qualquer projeto. Então, a desilusão, a tristeza e a depressão vão acabar por criar um campo energético, onde as doenças de diagnóstico complicado vão proliferar.

Reaja, cuide melhor do seu mundo interior e monitore a cabeça. Não se impressione com pensamentos dramáticos que atemorizam, cortam sua natural ousadia e a fazem fugir da verdade como se ela fosse cruel. A ignorância coloca a maldade como verdade absoluta – é mentira. Ela é ilusão, um modo equivocado de olhar. E, embora crie dores e sofrimentos reais, desaparece quando essas pessoas tiverem olhos para ver e enxergar o mundo melhor.

A vida trabalha em benefício da nossa evolução. Deus é generoso e nos criou para a felicidade e a luz. Esse é o nosso destino. Ninguém ficará para trás. Você tem um tempo para reagir. Caso contrário, a vida vai estimular você a isso, por meio dos desafios do caminho – mas sempre quando você já tiver condições de vencer. Então, por mais difícil que uma situação pareça, a solução já está programada e acontecerá no momento certo, quando as forças da vida se juntarem no momento propício.

Não tema nem se impressione com o mal. Confie na sabedoria da proteção divina. Relaxe e se esforce para manter a serenidade. Ela contribui para apressar os momentos tão esperados de sucesso, alegria e paz. Aceite a espera, pois esse tempo é abençoado para que tudo seja como deve ser. Aprenda a semear, a colheita está a caminho. O mal faz barulho, é só uma ilusão que logo vai acabar. Siga dentro da fé que a fortalece e confie que dias melhores virão.
 (Zibia Gasparetto)


Desculpas


Em geral, mesmo quando reconhecemos que, de fato, cometemos um erro, não nos esforcamos para mudarmos internamente. Tentamos apenas mudar nossa imagem. Queremos que todos sintam que nos perdoaram. Queremos que todos reconhecam qu
e aquilo foi errado de nossa parte, mas já pedimos seu perdão, e as coisas foram novamente colocadas em seus lugares. Estamos mais uma vez em nosso pedestal. A imagem tombada foi colocada de volta no trono. Mas não mudamos internamente. Você já pediu perdão muitas vezes, mas continua fazendo a mesma coisa repetidamente. Isso mostra que se tratava apenas de polidez, política, um truque para manipular as pessoas. Você, contudo, permaneceu o mesmo, não mudou nem um pouco. Se você realmente pediu perdão por sua raiva ou por uma ofensa que fez a alguém, então é preciso que isso não se repita. Somente assim será uma prova de que está realmente no caminho para mudar internamente.


(Osho)

Uma das chaves para sair da tristeza é arriscar. Então vamos lá, arregace as mangas, pise fundo e coloque uma coisa em mente: a gente vai ter sempre que enfrentar algo na vida. Encare-a, portanto, com boa vontade, bom sentimento e o seu melhor. A vida não caminha de acordo com nossos sonhos. Não faz mal. O importante é que nela há sempre um mistério que pode nos encantar…
Luis Antônio Gasparetto






O Espetáculo da Vida - Augusto Cury



O que faz doer nem sempre tem causa aparente. Dor é um acontecimento sem datas. Prolonga-se no tempo e contraria todas as regras dos argumentos. Eu não sei o que dói. Eu não sei quando começou doer. O que sei é que a dor é inte
nsificação mais profunda da condição humana. Dela é que nasce a expressão do cuidado. A dor sinaliza que algo precisa ser curado, que algo carece de presença, olhar atento e esforço redobrado.

Dores são diversas. São físicas, emocionais, psíquicas. Dores de toda hora, de vez em quando, ao cair da tarde, com o chegar das primeiras estrelas ou com os primeiros raios de sol. Dores não conhecem o tempo. Chegam quando querem. Elas se acomodam nos cantos da alma, nos centros das carnes e ficam. Os que já sofreram muitas dores aprenderam a lidar com elas… Elas amadurecem.


(Padre Fábio de Melo)
Eu prometo a mim mesma.


Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.
Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.
Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro del
es.
Ver o lado positivo de tudo e fazer meu otimismo se tornar real.
Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.
Ser tão entusiasmada com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.
Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.
Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.
Direcionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.
Ser grande demais para preocupar-se, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.
Pensar o melhor de mim mesma, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes ações.
Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincera e verdadeira quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!

(O Credo dos Otimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.)

Quando não há nada mais a ser dito, silencia.
Quando não há mais nada a ser feito, permitas apenas ser, apenas estar e fica na companhia do teu coração e este indicará o momento apropriado para agires.
Quando a lentidão dos dias acomodar tu

a vontade, enlaçando-te com os nós da intranqüilidade, descansa e refaz tua energia.
Não há pressa, a prioridade é que tu encontres novamente a tua essência para que tenhas presente em ti a alegria de ser e estar.
Quando o vazio instalar-se em teu peito, dando-te a sensação de angústia e esgotamento, repara tua atenção e encontra em ti mesmo a compreensão para este estado.
É necessário descobrirmo-nos em tais estados, para que estes não se transformem no desconhecido, no incontrolável.
Tudo pode ser mudado, existe sempre uma nova escolha para
qualquer opção errada que tenhas feito.
Quando ouvires do teu coração que não há nenhuma necessidade em te preocupares
com a vida, saibas que ele apenas quer que compreendas que nada é tão sério a ponto de te perderes para sempre da tua divindade, ficando condenado a não ver mais a luz
que é tua por natureza.
Não te preocupes, se estiveres atento a ti mesmo verás que a sabedoria milenar está contigo, conduzindo-te momento a momento àquilo que realmente necessitas viver.
Confia e vai em teu caminho de paz.
Nada é mais gratificante que ver alguém submergindo da escuridão apenas por haver acreditado na existência da luz.
Ela sempre esteve presente...
Era só abrir os olhos...

São Francisco de Assis

Não são problemas que existem na vida, são apenas situacões.
A vida é acão, movimento. Fatos que tomam a proporcão que nós queremos, dependendo de como os enfrentamos, de como "os olhamos.'' São movimentos na sua vida que exigem uma acão re

soluta ou a criacão de um problema que vai refletir o seu grau de vaidade, de orgulho. Na vida, não podemos ser pretenciosos, é preciso ser modesto. A modéstia não é se tornar pequenininho, não ser nada. Modéstia é saber ficar no exato tamanho daquilo que somos, seja qual tamanho for. Somos apenas o que somos, perfeitos no nosso grau de evolucão. O que nos faz maiores ou menores são as nossas ilusões ou os nossos medos. A vida é uma aventura, e não podemos brigar com ela, pretendendo demais ou se valorizando de menos. O nosso olhar deve ser sempre dirigido para o bem, para que possamos criar um campo de energia positivo. Assim, não ficamos presos em desejos e ambicões que não fazem parte das nossas conquistas interiores.
(Calunga)
Faxina - Martha Medeiros


Estava precisando fazer uma faxina em mim...
Jogar fora alguns pensamentos indesejados,
Tirar o pó de uns sonhos,
lavar alguns desejos que estavam enferrujando...
Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso
 e não quero mais.
Joguei fora ilusões, papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei...
Joguei fora a raiva e o rancor nas flores murchas
Guardadas num livro que não li.
Peguei meus sorrisos futuros e alegrias pretendidas e as coloquei num cantinho, bem arrumadinhas.
Fiquei sem paciência! Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão:
paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de uma amiga sem gratidão, lembranças de um dia triste...
Mas lá havia outras coisas... belas!!!
Uma lua cor de prata... os abraços...
aquela gargalhada no cinema, o primeiro beijo...
o pôr do sol... uma noite de amor .
Encantada e me distraindo, fiquei olhando aquelas lembranças.
Sentei no chão,
Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou.
Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima -
pois quase não as uso - e também joguei fora!
Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que
fazer, se as esqueço ou se vão pro lixo.
Revirei aquela gaveta onde se guarda tudo de importante: amor, alegria, sorrisos, fé…..
Como foi bom!!!
Recolhi com carinho o amor encontrado,
dobrei direitinho os desejos,
perfumei na esperança,
passei um paninho nas minhas metas
e deixei-as à mostra.
Coloquei nas gavetas de baixo lembranças da infância;
em cima, as de minha juventude, e...
pendurado bem à minha frente,
coloquei a minha capacidade de amar... e de recomeçar...
Martha Medeiros
As Dores da Alma - Paulo Roberto Gaefke


As dores da alma não deixam recados,
imprimem uma sentença que perdura pelos anos.


Um amor que acabou mal resolvido,
um emprego que se perdeu inexplicavelmente,
um casamento que mal começou e já terminou,
uma amizade que acabou com traição,
tudo vai deixando sinais,
marcas profundas...


Precisamos trabalhar as dores da alma,
para que sirvam apenas de aprendizado,
extraindo delas a capacidade de nos fortalecermos,
aprendendo que o melhor de nós, ainda está em nós mesmos.
Que amando-nos incondicionalmente descobrimos a auto-estima,
que se deixarmos seguir o caminho da dor e da lamentação,
iremos buraco abaixo no caminho da depressão.


As dores da alma não saem no jornal,
não viram capa de revista,
e só quem sente, pode avaliar o estrago que elas causam.


Como não existe vacina para amores mal resolvidos,
nem para decepções diárias, o que vale é a prevenção,
então: ame-se para amar e ser verdadeiramente amado,
sorria para que o mundo seja mais gentil,
dedique-se, para que as falhas sejam pequenas,
não se compare a ninguém, você é único,
repare nas pequenas coisas, mas cuidado com as grandes
que por vezes estão bem diante do nosso nariz e não enxergamos.


Sonhe, pois o sonho é o combustível da realização,
tenha amigos e seja o melhor amigo de todos,
apaixone-se pela vida e por tudo o que é seu,
acredite em seu poder de sedução,
estimule-se, contagie o mundo com o seu melhor,
creia em Deus, pois sem Ele não há razão em nada,
e tenha sempre a absoluta certeza de que, depois da forte tempestade,
o arco-íris vai surgir e o sol vai brilhar ainda mais forte.
Paulo Roberto Gaefke
Palavras são importantes, mas às vezes quando algo te dói muito, o mais importante é o silêncio…


”Dê mais às pessoas, mais do que elas esperam, e faça com alegria. Decore seu poema favorito. Não acredite em tudo que você ouve. Quando disse
r “Eu te amo” olhe as pessoas nos olhos. Acredite em amor à primeira vista. Nunca ria dos sonhos de outras pessoas. Em desentendimento, brigue de forma justa, não use palavrões. Não julgue as pessoas pelos seus parentes. Fale devagar, mas pense com rapidez. Lembre-se que grandes amores e grandes conquistas envolvem riscos. Quando você se der conta que cometeu um erro, tome as atitudes necessárias. Quando você perder, não perca a lição. Lembre-se dos três Rs: Respeito por si próprio, respeito ao próximo e responsabilidade pelas ações.
Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade. Sorria ao atender o telefone, a pessoa que estiver chamando ouvirá isso em sua voz. Case com alguém que você goste de conversar. Passe mais tempo sozinho. Abra seus braços para as mudanças, mas não abra mão de seus valores. Lembre-se de que o silêncio, às vezes, é a melhor resposta. Leia mais livros e assista menos TV. Uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo que puder para criar um lar tranquilo e com harmonia. Não fale do passado. Leia o que está nas entrelinhas. Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade. Seja gentil com o planeta. Reze. Há um poder incomensurável nisso. Cuide da sua própria vida. Uma vez por ano, vá a algum lugar onde nunca esteve antes. Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor de um pelo outro é maior do que a necessidade de um pelo outro. Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir. E lembre-se de que, seu caráter é seu destino.”
Dalai Lama
Palavras têm Poder
A linguagem dirige nossos pensamentos para direções específicas e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades.
1) CUIDADO com a palavra NÃO.
A Frase 
que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha... Eu pedi para você NÃO pensar na cor vermelha e você pensou.
Procure falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer.

2) CUIDADO com a palavra MAS , que nega tudo o que vem antes. Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS...".
Substitua o MAS por E, quando indicado.

3) CUIDADO com a palavra TENTAR, que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo: "Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas". Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou "tentar". Evite tentar... FAÇA.

4) CUIDADO as expressões NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, que dão idéia de incapacidade pessoal.
Use NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.

5) CUIDADO com as palavras DEVO , TENHO QUE ou PRECISO , que pressupõem que algo externo controla a sua vida.
Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.
6) Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente.
Por exemplo: "Eu tinha dificuldade em fazer isto..."
7) Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo.
Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou conseguindo".

8) Substitua o SE por QUANDO. Por exemplo: em vez de falar "Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar".

9) Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo: em vez de falar "Eu espero aprender isso", diga "Eu sei que vou aprender isso". ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.

10) Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo: Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer à presença de vocês", diga "Eu agradeço a presença de vocês". O verbo no presente fica mais forte e concreto.
Autor:Dr.Jairo Mancilha, Ph.D/ neurolinguistica, cardiologista e Psiquiatra.




A felicidade é um jeito de viver! - Roberto Shinyashiki
"A felicidade é um jeito de viver.
Não curta somente a calmaria, aproveite a tempestade.
Tudo enriquece a vida.
Ela não pode ser vivida somente dentro de uma casa,
a vida tem que ser

 experimentada dentro do Universo.
A felicidade é um jeito de viver,
é uma postura de vida,
é uma maneira de estar agradecido a tudo,
não somente ao sol, mas também à lua,
não somente a quem lhe estende a mão,
mas também a quem o abandona,
pois certamente nesse abandono
existe a possibilidade de descobrir a força
que existe dentro de você."
(Roberto Shinyashiki)
Meditação Atenciosa de Deepak Chopra


Trata-se de uma técnica simples de desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente. À medida que a mente se aquieta e permanece desperta você vai se beneficiar de um estado de consciência 
mais profundo e tranqüilo.


1. Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser perturbado.
2. Sente-se e feche os olhos.
3. Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe.


Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe.


Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração.


Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração.


Pratique esta técnica durante quinze minutos. Ao final, mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina.

Sugiro a prática da meditação atenciosa duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde. Se estiver irritado ou agitado, pode praticá-la por alguns minutos no meio do dia para recuperar o eixo.


Na prática da meditação você vai por uma de três experiências. Mas deve resistir à tentação de avaliar a experiência ou sua capacidade de seguir as instruções, porque as três reações são "corretas".


Você pode se sentir entediado ou inquieto, e a mente vai se encher de pensamentos. Isso significa que emoções profundas estão sendo liberadas. Se relaxar e continuar a meditar, vai eliminar essas influências do corpo e da mente.


Você pode cair no sono. Se isso acontecer durante a meditação, é sinal de que você anda precisando de mais horas de descanso.


Você pode entrar no intervalo dos pensamentos... além do som e da respiração.


Se descansar o suficiente, mantiver a boa saúde e devotar-se todos os dias à meditação, você vai conseguir um contato significativo com o self. Vai poder se comunicar com a mente cósmica, a voz que fala sem palavras e que está sempre presente nos intervalos entre um pensamento e outro. Essa é a sua inteligência superior ilimitada, seu gênio supremo e verdadeiro, que, por sua vez, reflete a sabedoria do universo. Tudo estará a seu alcance se confiar na sabedoria interior.
Deepak Chopra - No livro Saúde Perfeita
Grandeza - Dadi Janki

Deixe que haja generosidade em seu coração.
Não pense duas vezes antes de fazer o bem,
pois todo o bem que você fizer,
receberá retorno em seu benefício!
Seja simples.
Ser simples não significa ser comum,
mas ser limpo internamente.
Sendo assim,
nada faltará em você.
Não há necessidade de show
pois a grandeza vem das suas virtudes,
interações e pensamentos.
A sutileza é não tornar-se pesado a ninguém,
por razão alguma.
Se alguém se torna pesado,
mostra que não possui grandeza.
Dadi Janki


Em Busca da Felicidade - Mon Liu
Não existe uma vida feliz, apenas momentos felizes... Aproveite cada olhar, abraço ou beijo; são momentos únicos, que ficam na eternidade... Viver o momento presente traz a plenitude da vida. Ter a consciênc
ia de que o passado não retorna mais e o futuro depende, apenas, do que decidirmos hoje, neste exato momento.


A chave da felicidade está dentro de nós: o livre arbítrio. Decisões que vêm num turbilhão e modificam toda uma existência... Não procrastine, não tenha medo de viver! Não há certezas, apenas tentativas. Tudo depende do que você decide neste exato instante. Cada dia tem o seu segredo: delicioso, mágico. A realidade é escolha sua, faça bom proveito!


Mudar os outros? Só se a outra pessoa quiser! Caso contrário, desista. É energia perdida. O segredo está na aceitação, aparando arestas... Agora, se o lado sombra do outro começar a incomodar e os defeitos saltarem aos seus olhos sem parar, bem... Está na hora de dar um tempo!


Medo de mudanças? É um atraso de vida. São transformações para o nosso crescimento pessoal, experiências para melhorarmos como indivíduos. Medo de dirigir, medo de separar, medo de ter filhos, medo de arrumar um novo emprego, medo de viajar, medo de se apaixonar, medo de sentir emoções, medo de gostar, medo de não dar certo, medo de aceitar desafios, medo de viver!


Vale a pena? Deixar de aproveitar as oportunidades da vida, por puro medo! Pode acontecer de tentar e não dar certo? Sim, pois o futuro a Deus pertence. Mas, se realmente você quer, deseja com a sua alma, arrisque! Não sinta culpas, pense em sua felicidade. Não importa a duração e sim, a intensidade dos sentimentos. Prefira mil dias em um a um dia em mil. Programe-se para dar a virada na sua vida!
Permita que a sua alma fale mais alto. O coração tem razões que a própria razão desconhece. Não se pede para se apaixonar por João ou Pedro, simplesmente acontece... E sem motivos lógicos. Num piscar de olhos, num sorriso, numa brincadeira inocente, na fila do supermercado, na Internet... É para sempre? Não dá para saber... É uma experiência. As pessoas estão em constante mutação. Como dizia o poeta: "Que o amor seja eterno enquanto dure". Sem cobranças...


A realização profissional acontece se trabalhamos com paixão, numa atividade que nos completa. Trabalhar com energia, envolvimento, naquilo que gostamos, traz bem-estar, alegria de viver e equilíbrio. Como tudo que é feito com o coração aberto...


Onde colocarmos a energia chamada amor dá flores, frutifica e retorna em dobro. E o amor, meu amigo, é incondicional...

Tenha vida própria, atualize-se, torne-se interessante. Vá ao cinema, faça exercícios, estude, trabalhe como voluntário(a)! Vá à luta! Não use a desculpa da idade, dos filhos, do marido, da mãe. Você é o único responsável pela sua vida. Realize os seus sonhos, viva intensamente, sem medo de ser feliz!Mon Liu
A superação de nossos problemas - Dado Moura
Diante dos inesperados acontecimentos que surgem em nossas relações, aprendemos que, somente a partir deles, vamos crescer e amadurecer dentro de nossos relacionamentos.
É bom saber que crise al
guma dura para sempre, tampouco é inédita. E para o nosso conforto, de alguma forma, sempre haverá perto de nós alguém que já tenha vivido uma história tão delicada quanto a nossa e, que tendo enfrentado situações semelhantes, apesar de toda dificuldade, naquele momento conseguiu encontrar soluções alternativas, fazendo dessa experiência uma lição de vida.


Assim, para aqueles que estão envoltos nos ventos das adversidades, fica a certeza de que também será possível vencê-las tomando como estímulo a história de superação de outras pessoas que passaram provações. Isso não significa que os procedimentos que alguém tenha tomado para resolver um impasse seja exatamente o que precisaremos fazer.
As pessoas são diferentes, trazem hábitos e comportamentos próprios, dessa forma, aquelas atitudes que foram assumidas por outras pessoas poderão nos servir apenas como pistas para as alternativas que podemos optar diante do nosso problema. Contudo, conhecer outras histórias de superação nos enche da certeza de que também seremos capazes de vencer nossos obstáculos e dilemas que, por ora, enfrentamos nos desafios da nossa convivência.


Para essa retomada da esperança diante das adversidades, basta recobrar outros momentos de nossa história, quando, naquela ocasião, determinado problema nos parecia também não ter solução. Se as crises financeiras que atingiram alguns países os fizeram fortes após uma nova atitude e investidas para sair dos problemas; o mesmo acontece em nossas vidas, quando nos colocamos dispostos a viver o resgate dos laços dos nossos relacionamentos.


Lembremo-nos de alguns impasses que foram superados há 2 ou 3 anos… Quem sabe não encontremos outros que tenham sido recentemente superados. Para todos eles a solução comum para o problema foi a descoberta de que a resposta estava simplesmente no desejo de recomeçar.


Todas essas fases foram vencidas e, hoje, essas histórias fazem parte de mais um capítulo que vai compor o nosso filme autobiográfico das “causas superadas”. Talvez, no futuro, poucas pessoas venham a se interessar em assistir o nosso “filme”, mas as lembranças dos acontecimentos, os quais um dia foram superados, não permitirão que o desânimo nos faça desistir do propósito de viver um “longa-metragem” com quem escolhemos contracenar nesta vida.


Dado Moura
A porta do lado - Dr. Dráuzio Varella

Em entrevista dada pelo médico Drauzio Varella, disse ele que a


gente tem um nível de exigência absurdo em relação à vida, que queremos


que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos
mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.
E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente...
É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na
garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de
simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua
vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.
Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a
abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de
algumas pessoas melhor, e de outras, pior.
Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos,
mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes.
Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para
eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor
diferença.
O que não falta neste mundo é gente que se acha o último
biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca
ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga
e não deixam barato.
Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente.
O mundo versus eles.
Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também.
É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema
solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser
resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido
de desculpas, um deixar barato.
Eu ando deixando de graça... Pra ser sincero, vinte e quatro
horas têm sido pouco prá tudo o que eu tenho que fazer, então não vou
perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.
Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e
gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a
"porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato.
Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do
bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros
dá errado."
Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não
estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto,
sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A "Porta do lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída... Experimente!
Pare de se sentir culpada por tudo

Claro que, quando erramos, temos que nos desculpar. Ser humilde e reconhecer os próprios erros faz parte da vida. Mas, muitas vezes, nos sentimos culpadas sem termos feito nada errado! Veja como se livr
ar desse sentimento e sinta um alívio instantâneo

Você já reparou que a grande maioria das pessoas vive às voltas com a culpa? Culpa por não dar a atenção devida ao amigo. Culpa por não acolher tal pessoa. Culpa por ter (ou não) tomado tal atitude… Os motivos variam, mas lá está a culpa sempre nos atormentando.

Pois eu digo que a paz interior só será conquistada se você ouvir a própria alma e der espaço para o bom-senso. A culpa, minha gente, assim como a tristeza, a angústia, a pena e todas as sensações ruins, são puro sentimentalismo.

A sociedade nos obriga a sermos bonzinhos, e sofremos com essa imposição. A culpa traz dor e desconforto. Significa que estamos agindo inadequadamente, dando uma farta atenção às cobranças infundadas que são feitas nas nossas vidas. “Você tem que ser assim, você tem que fazer assado”, nos dizem.

Por exemplo: temos que fazer algo pelo outro porque ele é coitadinho. A ameba do “tem que” aparece e diz que você “tem que ajudar’. Ela pressiona, traz a culpa e você acaba cedendo. Veja bem: culpa nada tem a ver com a sua vontade, que é genuína e vem da alma.

Quando a gente dá ouvidos a essas amebas perdemos o entusiasmo, bloqueando nossos caminhos. Ora, dê uma basta nisso. Lembre-se: você não é obrigada a fazer nada que sua alma não queira de fato.

Você notará um alívio ao ficar em sintonia com sua alma. Não importa o que dizem a seu respeito. Você está bem consigo mesma. Com o tempo, sentirá ainda mais coragem pra ser autêntica com as pessoas. Pare de pedir desculpas e assuma-se. O respeito por si mesma fará você aperfeiçoar suas habilidades sem sofrer.

Agora você pode perguntar: como ficar do lado da minha alma? Simplesmente sendo você mesma! Confie no próprio taco, não faça tipos para agradar ninguém, faça só o que gosta. Quem não está bem consigo mesmo, não vai pra frente. Quem está, se realiza.

Meu recado é: ouça a voz que vem do seu coração. Não subestime sua intuição. O desafio é administrar a nossa alma de um lado e, do outro, tudo o que se aprendeu e as cobranças. Imponha-se! Assim, você encontrará a paz e se libertará das falsas culpas.


(Gasparetto)

Você só pode ser feliz se estiver conectado com sua verdade. Se você se conectar com as ilusões, seu arbírtrio o fará sofrer. Se você se conectar com sua forca interior, com sua verdade, com a certeza de Deus em sí, então seu arbítrio vai l
evá-la aos caminhos da felicidade. Por isso, não há escolha. Seu arbítrio pode ser uma grande arma contra você, como também pode ser uma grande forca a seu favor. Isso vai depender de como você o usa. Se há muito tempo vem traíndo sua natureza, está perdendo de vista quem você é lá no fundo, está em compromisso e débito consigo. Portanto, sua vida vida não tem colorido e felicidade. Se sua vida é infeliz, você é a responsável!! Se ela vai mudar para melhor, não sei. Depende do seu empenho, do seu esforco. Deus e a natureza estão sempre prontos a lhe dar os recursos necessários para que você retorne a casa do Pai. Mas depende de o filho querer, depende de ele acordar. E muitas vezes ele só acorda depois de muita dor, sofrimento e cansaco. Ou vai pela inteligência e pela busca. O que você está buscando na vida? Também não importa o que você pensa que está buscando, porque:


"Cada um só busca a sí mesmo, pois só encontra o que se é."

(Calunga)
Caminho do meio
Ser justo, mas com amor.
Amar, mas sem aprisionar.
Amparar, mas sem fazer pelo outro o que ele deve fazer por si mesmo.
Ajudar, mas sem tirar do outro o direito de escolher seu próprio caminho.
Perdoar, mas sem ser conivente com o mal.
Esquecer o mal, mas sem ser indiferente a ele.
Ser pacífico, mas não passivo diante dos acontecimentos.
Cultivar a não violência, mas sem violentar a si mesmo.
Lutar com coragem, mas aceitar a derrota como parte das experiências da vida.
Ter coragem de enfrentar os próprios limites, mas também de reconhecer as próprias fraquezas.
Servir ao dever, mas sem ser oprimido por ele e sem escravizar-se a coisa alguma.
Viver com prazer, mas não viver em função dele.
Ser simples e humilde, o que não significa andar mal vestido ou descuidar-se de si mesmo.
Conservar puro o coração, o que não significa esconder de si os próprios sentimentos.
Crer em Deus, mas sem atribuir a Ele aquilo que nos compete.
Cultivar a fé, mas sem abdicar da razão.
Caminhar com equilíbrio, eis o nosso maior desafio. Sem equilíbrio, tombamos sempre para um lado ou para outro.
Amor, sabedoria, bondade, justiça, sentimento, razão, harmonia.
Alexandre Paredes
Arrisque
Se sua vida está chata, morna, sem graça, é hora de arregaçar as mangas e mudar essa situação.


O Ser Humano é um ser de possibilidades infinitas e sua vida será da mesma maneira que você deseja.


O Primeiro passo é acreditar na possibilidade que você mais deseja, o próximo passo é buscar ferramentas para que tudo se organize da melhor maneira.


Quando se define o caminho que deseja seguir, quando se abre ao novo e ao melhor, as oportunidades começam a se abrir à sua frente.


Para isso é preciso ter o FOCO preciso, uma vontade interior grandiosa e que te motive.


Á partir do momento em que acreditamos que a vida é fantástica, o mundo é um local divertido e gostoso de viver, coisas maravilhosas se desdobram em muitos momentos belos.

No entanto, ao definir que a vida é cruel, sofrimento e lágrimas, não tenha dúvidas, será assim que sua vida será até seu último suspiro.


Nossas decisões são questões muito sérias, por isso decida por você, decida por momentos felizes, decida por ter uma história vibrante, alegre e aproveite intensamente tudo que a vida irá lhe proporcionar.


Arrisque! Não fique á espera de um milagre ou de alguém que venha te salvar de uma vida monótona.


Deixe as reclamações, esqueça as justificativas de seus fracassos e determine fortemente sua nova vida e a aproveite.


Utilize todo seu potencial, experimente, estude, aperfeiçoe, se prepare o mais que puder.


Viva o hoje da melhor maneira possível, pois o ontem já passou e o amanhã ainda está por vir.


Condicione sua capacidade e encontre o que fazer, pois quem deseja verdadeiramente encontra o caminho...


Faça sua parte, acredite, arrisque! E corra o risco de ter uma vida simplesmente melhor.


Viviane Moraes


Nenhum comentário:

Postar um comentário